Na tarde desta quinta-feira, 24 de abril, a programação do Congresso de Juizados Especiais prosseguiu com os participantes divididos em diversos grupos, garantindo ampla participação em duas oficinas simultâneas na Emeron e outra da Justiça Rápida e em visitas institucionais externas e no Fórum Permanente de Juizados Especiais (FOJUR), que acontece em paralelo ao congresso até sexta-feira, 25 de abril.

A primeira oficina foi ministrada pelo Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Rafael Leite Paulo , com o tema “Inteligência Artificial no Judiciário - Robô com IA para Atendimento", voltada à capacitação de servidores no desenvolvimento de soluções automatizadas para o atendimento jurídico, buscou democratizar o uso da tecnologia no Judiciário, tornando o atendimento mais ágil e eficiente, visando ampliar o alcance e a aplicação prática da inteligência artificial nas rotinas do serviço público.

A segunda oficina foi realizada pelo servidor Felipe Idalgo, do Laboratório de Inovação da Emeron. A oficina "Inovação e Justiça Sustentável - Solução de Problema em Laboratório de Inovação" estimula a criação de soluções inovadoras para desafios enfrentados nos setores de conciliação dos Juizados Especiais. A proposta busca fortalecer a cultura da inovação e demonstrar como ferramentas de laboratórios de inovação podem ser utilizadas para tornar os serviços judiciais mais ágeis, sustentáveis e eficazes.

O Fórum dos Juizados Especiais (FOJUR) reúne magistrados que atuam nos Juizados Especiais Cíveis, Criminais, da Fazenda Pública, além de integrantes das Turmas Recursais e seus assessores. Voltado para a troca de experiências e aprofundamento técnico, o encontro propicia um ambiente de discussão qualificada sobre os desafios enfrentados no cotidiano judicial. 

O objetivo é fortalecer a atuação dos participantes, promovendo a atualização profissional e a construção colaborativa de soluções para demandas complexas do sistema judiciário. 

Além disso, um grupo de quase trinta pessoas, acompanhadas do Diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, visitou a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho, às margens do Rio Madeira e a quarta maior hidrelétrica do Brasil. 

Em seguida, outro grupo, acompanhado pelo Vice-Diretor da Emeron, juiz Johnny Gustavo Clemes, o desembargador José Antonio Robles (presidente do NUPEMEC)  e o decano do Tribunal, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, visitou a Escola Estadual Marcelo Cândia, onde ocorreu a operação e a oficina do Justiça Rápida Itinerante, ministrada pela Juíza Marcia Masioli, e o Casamento Comunitário com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ocorreram. Foram 62 processos e 3 uniões estáveis transformadas em casamento civil durante a ação. A professora da Faculdade Católica, Karina Clemes, levou alunos(as) da disciplina de processo civil para acompanhar a operação. 

Por fim, outros participantes visitaram o Fórum Digital de Candeias do Jamari, sendo acompanhados pelos juízes do TJRO Lucas Niero Flores e Juliana de Paula, com o objetivo de conhecer as instalações do tribunal e entender como são realizadas as ações judiciais em Rondônia.

Mas fique atento: ainda não acabou! Amanhã, 25 de abril, a programação continua com mais uma atividade, realizada pelo Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (FONAMEC).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados