A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) reuniu seu Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), órgão responsável por analisar e acompanhar pesquisas envolvendo seres humanos no âmbito da instituição, para debater o Regimento Interno em reunião no dia 25 de abril de 2025. O CEP segue as diretrizes do Conselho Nacional de Saúde e demais normativas aplicáveis, assegurando a observância de princípios éticos nas atividades de pesquisa.
A criação do CEP foi formalizada por meio de ato regulamentar, que também estabelece suas responsabilidades e normas internas, assim como o estabelecimento do Regimento Interno. Uma nova reunião acontecerá no dia 16 de maio com o objeto de finalizar o regimento, aprová-lo e escolher a nominata.

O comitê, após aprovação do seu regimento interno e credenciamento dos membros, será responsável por emitir pareceres sobre aspectos éticos das pesquisas realizadas na Emeron.
O processo de implementação do CEP teve início com reuniões conduzidas pelo coordenador do Comitê e do Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica da Emeron (CEPEP), juiz Áureo Virgílio Queiroz. Magistrados(as) e servidores participaram das discussões, que trataram sobre o funcionamento, objetivos e amplitude de atuação do novo órgão.
A instituição do CEP reforça o compromisso da Emeron com a integridade acadêmica, a proteção dos participantes de pesquisas e a promoção da ética em todas as atividades científicas desenvolvidas.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron