A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoveu, na última semana, uma roda de conversa com magistradas e servidoras sobre os desafios e perspectivas da transição para a aposentadoria. A atividade integra o projeto “Preparando o Amanhã” e abordou, além dos depoimentos, temas como os ciclos da vida, os benefícios da atividade física na maturidade, burnout nas relações de trabalho, afetividade e sexualidade.

Uma das convidadas foi a desembargadora aposentada há 11 anos, Zelite Andrade Carneiro, que durante a sua presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), aprovou o projeto inicial e pode ter o contato com a documentação daquele período. Ela se emocionou ao relembrar o período e como o projeto foi crescendo durante os anos: “Gostaria de parabenizar o TJRO por realizar essas rodas, por essas convidadas maravilhosas e poder realizar uma reunião para debater, conversar, trocar conhecimento e pela ampliação do projeto”, declarou. 

No decorrer do ano serão realizadas oficinas e palestras com diferentes temáticas na Emeron, CCDHM e de modo virtual, para magistrados(as) e servidores(as) que preenchem os requisitos de idade e tempo de serviço para solicitação da aposentadoria, bem como os que ingressaram recentemente na carreira judiciária. O evento é coordenado pela Divisão de Saúde e Bem-Estar Organizacional/SGP com apoio do Departamento do Conselho da Magistratura (DECOM) e as(os) participantes serão certificados pela Emeron, conforme a carga horária.  

O TJRO foi uma das primeiras instituições a implantar o projeto, que completa 16 anos em 2025. O objetivo inicial era atender servidores(as) do Tribunal que iriam se aposentar nos próximos dois anos e no decorrer do projeto passou a oferecer desde o ingresso na carreira judiciária até um espaço de reflexão coletiva, contribuindo com a preparação para longevidade e aposentadoria de magistrados(as) e servidores(as) de todas as comarcas. 

O Judiciário Rondoniense busca como visão de futuro ser uma instituição acessível, que promova Justiça com celeridade, qualidade e transparência, desta forma, além de atender a população em geral, o Tribunal investe na capacitação por meio da Emeron, de magistrados(as) e servidores(as) que compõem a instituição tanto no âmbito profissional, quanto pessoal, compreendendo a aposentadoria como um período de ciclo da vida que nem sempre é pensada e preparada ao longo de sua carreira profissional.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

 

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados