
O Diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), desembargador Alexandre Miguel, participou nos dias 22 e 23 de maio do Seminário Internacional Multidisciplinar do Agronegócio, realizado em Cuiabá (MT). O evento reuniu produtores rurais, magistrados e especialistas do Brasil e do exterior para discutir os principais desafios e perspectivas do setor. Além de acompanhar os debates, o desembargador Alexandre Miguel atuou como presidente de mesa no painel de encerramento do seminário.
O painel de encerramento teve como tema 'A Nova Globalização: Riscos e Oportunidades para o Agro Brasileiro'. A palestra principal foi ministrada por Marcos Troyjo, ex-presidente do Banco dos Brics. Participaram como debatedores o consultor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rodrigo Bressane, e o diretor de Relações Institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), João Gouveia Neto.
O Judiciário desempenha um papel fundamental na garantia de direitos e na pacificação de conflitos, especialmente em um cenário de constante transformação como o do agronegócio. Diante das novas demandas do campo, as respostas judiciais não são apenas céleres e tecnicamente embasadas, mas também sensíveis às especificidades que envolvem a dinâmica rural. A atuação qualificada da magistratura contribui diretamente para a segurança jurídica e o desenvolvimento sustentável do setor.
O desembargador Alexandre Miguel, ressalta a importância da Escola estar alinhada com os temas que impactam o país. “Participar deste seminário foi uma oportunidade valiosa de diálogo entre diferentes áreas do conhecimento que, juntas, ajudam a pensar os desafios do agronegócio no Brasil. O debate sobre sustentabilidade, regulação jurídica e os impactos da nova globalização é essencial para o fortalecimento de políticas públicas e de um ambiente de negócios mais seguro e equilibrado. A Emeron tem buscado contribuir com essa construção, promovendo a formação continuada voltada à realidade da nossa região e do país”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron