O Laboratório de Inovação Gênesis da Emeron, em parceria com o Poder Judiciário de Mato Grosso (TJMT), iniciou o desenvolvimento do RecuperaJud, uma ferramenta tecnológica voltada à automação e otimização do acesso às informações de processos de recuperação judicial.
A iniciativa tem como objetivo promover maior celeridade, transparência e segurança jurídica nas decisões envolvendo empresas em recuperação, com potencial de impacto nacional. A ferramenta funcionará como um banco de dados automatizado, acessível em tempo real por magistrados(as), contribuindo para evitar decisões conflitantes, garantir previsibilidade aos credores e facilitar o acompanhamento dos processos.
O projeto resulta da colaboração entre os departamentos de tecnologia da informação e os laboratórios de inovação dos dois tribunais. No dia 21 de maio, foi realizada a primeira oficina de Design Thinking, com a participação das equipes do TJRO e TJMT, em ambiente virtual, para mapear os principais desafios enfrentados nos trâmites da recuperação judicial.

O servidor do laboratório, Felipe Idalgo, participou da oficina e falou sobre a importância dessa parceria. “O RecuperaJud representa mais do que uma solução tecnológica, ele simboliza uma mudança de postura institucional. Quando tribunais diferentes se unem para resolver um problema comum, estamos aplicando, na prática, os princípios da inovação. Assim abrimos as portas para a colaboração real, ganhamos eficiência, legitimidade e velocidade na construção de algo que faz sentido para todos os envolvidos”, concluiu.
O RecuperaJud representa um avanço na modernização da Justiça brasileira, reafirmando o protagonismo do Poder Judiciário Rondoniense em iniciativas inovadoras e no compromisso com a eficiência judicial.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron