A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), nesta quinta-feira (05), lança sua primeira Inteligência Artificial desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Emeron. O Diretor da Escola Desembargador Alexandre Miguel, e o coordenador de Tecnologia e Informação (CTIC), Aurélio Zenor, apresentaram a IAra no LIX Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM) em Porto Velho. A tecnologia recebeu este nome, por meio de uma votação de servidores(as) e estagiários(as) da escola.

A IAra é a nova inteligência artificial desenvolvida pela Emeron para apoiar o trabalho cotidiano das suas unidades. A ferramenta foi criada para facilitar a elaboração de documentos personalizados — como projetos pedagógicos, termos de referência, estudos técnicos, entre outros — a partir de modelos guiados e adaptáveis às demandas específicas de cada setor. Com uma interface simples e intuitiva, a IAra permite que o usuário selecione os campos desejados, edite os conteúdos de forma individual e receba sugestões personalizadas com base no contexto informado.

A IAra foi concebida como uma ferramenta de apoio, com o objetivo de oferecer uma base estruturada que agilize a produção de documentos e contribua para a otimização do tempo dos servidores em suas atividades técnicas especializadas. Ainda em fase inicial e experimental, a ferramenta tem potencial de evolução a partir da experiência de uso e da colaboração dos próprios usuários.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron



Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados