Com uma programação voltada à troca de experiências e ao fortalecimento da formação jurídica nacional, o primeiro dia do LIX Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), realizado pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), seguiu com atividades intensas durante a tarde desta quinta-feira (5), em Porto Velho. O evento, que reúne diretores(as) e representantes de escolas judiciais de todo o país, teve sua abertura oficial no período da tarde, consolidando Rondônia como centro das discussões sobre o futuro da educação judicial brasileira.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades como o ministro Benedito Gonçalves, diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), por meio de videoconferência; o desembargador Alexandre Miguel, Diretor da Emeron; o desembargador Raduan Miguel Filho, presidente do TJRO; e o desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem. Durante a cerimônia, foram realizadas homenagens com a entrega de medalhas e honrarias, reconhecendo contribuições à formação jurídica no país.

O Diretor da Emeron, Alexandre Miguel, e o presidente do TJRO, Raduan Miguel, receberam do desembargador Marco Villas Boas, a Medalha Mérito Acadêmico “Desembargador Antônio Rulli Júnior”, por suas relevantes atuações como Diretor e Ex-diretor da Emeron, respectivamente. Em sequência, o Presidente do Copedem recebeu das mãos do desembargador Alexandre Miguel, a Medalha de Mérito Acadêmico “Desembargador César Montenegro”.

Na palestra de abertura, o tema “Inovação e tecnologia na formação jurídica” foi abordado pelo professor Rui Caminha, que apresentou reflexões sobre o uso de ferramentas digitais e metodologias ativas no ensino do Direito. A discussão ressaltou os desafios e as potencialidades de uma formação mais conectada às demandas contemporâneas da magistratura.

O encontro seguiu com o painel “Cooperação entre as escolas judiciais e da magistratura”, com enfoque na consolidação da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum). Participaram como painelistas o presidente do Copedem, Marco Villas Boas, e o diretor da EMERJ, desembargador Cláudio Luis Braga dell'Orto. A mediação foi feita pelo diretor da Emeron, Alexandre Miguel. O diálogo reforçou a importância do trabalho colaborativo entre as instituições para a construção de uma rede integrada e estratégica de formação jurídica.

Na Mostra de Boas Práticas, a Emeron apresentou duas iniciativas de destaque: o EmeronWeb, plataforma digital voltada à gestão educacional da Escola, e o programa BEMJUD, voltado ao bem-estar e saúde de magistrados(as) e servidores(as). As apresentações ficaram a cargo do coordenador de Tecnologia da Informação da Emeron, Aurélio Zenor Ferreira Mota, e do juiz Johnny Clemes, Vice-diretor da Emeron,, que trouxe contribuições sobre a replicabilidade de boas práticas entre as escolas.

Encerrando o dia, o painel “Stricto Sensu em Rede”, com o professor Thiago Matsushita e mediação do desembargador Marco Villas Boas, abordou as possibilidades de atuação conjunta das escolas judiciais em programas de pós-graduação acadêmica, reforçando o compromisso com a excelência e a qualificação continuada da magistratura.

O primeiro dia do encontro reforçou o protagonismo da Emeron no cenário nacional e evidenciou o comprometimento das escolas da magistratura com a inovação, a integração e o fortalecimento da formação jurídica no Brasil.

Fonte: Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

 

 

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados