Através da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), representantes do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) participaram do 17º Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (FONAMEC), realizado neste mês de junho no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

O evento reuniu magistrados(as), servidores(as), estudantes e especialistas de diversas regiões do país, com uma programação voltada aos avanços e desafios dos métodos autocompositivos de solução de conflitos. As atividades ocorreram no auditório do TJTO e na sede da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

Durante o fórum, o TJRO compartilhou a experiência da Justiça Rápida Itinerante (JRI) e da Justiça Rápida Digital, com a apresentação do juiz Audarzean Santana da Silva, que emocionou os participantes ao apresentar casos atendidos e a transformação social promovida. 

Do TJRO participaram, da Coordenadoria do Serviço Psicossocial do 1° Grau (CSPS1G): Isabela Cristina Paludo e Mariana Almendra Cavalcante do Nascimento; Marinalda do Nascimento Lopes diretora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Estadual (CEJUSC) e Karla Steckert Victório coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), e os juizes de Direito, Audarzean Santana e Lucas Niero Flores.

 

A psicóloga Isabela Cristina Paludo compartilhou sobre o evento: “O 17° Fórum Nacional de Mediação e Conciliação reuniu debates sobre os desafios atuais dos métodos consensuais de solução de conflitos, com a apresentação de casos e a troca de experiências em temas como Mediação no 2° Grau, Superendividamento, Justiça Itinerante, Mediação na Execução Fiscal, entre outros. Durante o evento, o TJRO destacou o trabalho da Justiça Rápida Itinerante, que reúne ações de Conciliação, Mediação, Oficina de Parentalidade e atuação psicossocial, entre outros serviços voltados à promoção da dignidade humana, ao acesso à justiça e à equidade social.” 

Em abril deste ano, ocorreu uma edição do Fonamec em Rondônia, durante o Congresso Internacional de Juizados Especiais, reforçando o compromisso com a formação de magistrados e servidores, e fortalecimento de políticas públicas na construção de uma Justiça mais eficiente.



 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados