A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizou, entre os dias 7 e 11 de julho, o curso “Justiça Restaurativa aplicada a medidas socioeducativas”, no Fórum da Comarca de Cacoal. A atividade reuniu servidores(as) das áreas jurídicas, educacional e da socioeducação.

O objetivo do curso foi  proporcionar aos participantes um aprofundamento sobre os princípios e valores das práticas restaurativas, além de capacitá-los na aplicação de métodos de resolução de conflitos e reparação de danos em contextos profissionais, especialmente no campo da socioeducação. 

Com carga horária de 40 horas, o curso adotou uma metodologia ativa e vivencial, com uma formação baseada na prática restaurativa nomeada Círculos de Construção de Paz – compondo elementos que estruturam formato, centro e objeto e formam a construção de consenso e fortalecimento da corresponsabilidade comunitária.

 

A ministrante do curso e assistente social do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Elivânia Lima, destacou que o retorno dos cursistas foi extremamente positivo. “Os participantes foram unânimes em relatar como o curso superou as expectativas, além do vislumbre da possibilidade de utilizar as práticas em seus cotidiano profissionais”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron



Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados