
Na última terça-feira (15), a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia realizou, no Centro Cultural, de Documentação Histórica e Memória do Poder Judiciário (CCDHM), a oficina "IA na Pesquisa Acadêmica: Ferramentas Inteligentes para Iniciar uma Revisão Sistemática".
Ministrada pela Profª. Dra. Rosalina Alves Nantes, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), a formação teve carga horária de 4 horas-aula e recebeu quase 50 participantes, entre pesquisadores(as), servidores(as) e estudantes.

Durante a oficina, foram apresentados fundamentos da escrita acadêmica e a demonstração de ferramentas de inteligência artificial (IA) que podem otimizar o tempo e auxiliar o processo de pesquisa e escrita. O conteúdo foi incluído em um material exclusivo, com um roteiro prático e aprofundado que guiou os participantes pelas etapas iniciais. O material inclui orientações sobre o uso de plataformas de IA específicas para cada atividade.
A professora Rosalina manifestou satisfação com o resultado e destacou a boa aceitação do tema pelos participantes: “Nosso objetivo com a oficina é justamente oferecer um norte para quem está começando a pesquisar e apresentar ferramentas que podem transformar o processo de escrita acadêmica em algo mais leve, eficiente e acessível”, declarou.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron