
O projeto que reafirma o cuidado com as pessoas e a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável está concorrendo ao Prêmio Innovare 2025, uma das principais premiações da Justiça brasileira. O Programa BemJud foi apresentado nesta quinta-feira (24) à consultora do prêmio, Rosana Silva, pelos dirigentes da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), instituição responsável pela criação da iniciativa, em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
A apresentação foi conduzida pelo Diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, e pelo Vice-diretor, juiz Johnny Gustavo Clemes. Ambos destacaram o caráter inovador do projeto e seu impacto direto na qualidade de vida de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do Judiciário.
“O Bemjud é, acima de tudo, um programa sobre pessoas e que a aplicação dele e dos próximos eixos, pretende fomentar uma Justiça que para além de ser eficiente também cuida de quem faz a justiça todos os dias”, afirmou o Diretor Alexandre Miguel.
Durante a apresentação, também foi destacada a metodologia do programa, que conta com oficinas participativas, coleta de dados estruturados por meio de questionários, vídeos educativos sobre a temática, pílulas diárias com falas motivacionais. A partir da análise dos dados coletados, os especialistas da área de saúde do TJRO elaboram intervenções personalizadas, voltadas à prevenção de adoecimentos psíquicos e à promoção de uma cultura institucional mais saudável.
Para o Vice-diretor da Emeron, juiz Johnny Clemes, a participação dos magistrados é fundamental para o sucesso da proposta. “Este programa nos ajuda a entender melhor nossa realidade e propõe caminhos concretos para melhorar o ambiente de trabalho. É importante que os magistrados, na condição de líderes, motivem suas equipes a participarem das ações do projeto”, destacou.
A experiência do BemJud reforça o papel da Emeron como instituição estratégica no fortalecimento de políticas internas de cuidado e bem-estar no Judiciário de Rondônia. Com foco no desenvolvimento humano e na melhoria das relações de trabalho, o projeto se consolida como um exemplo de inovação voltada à saúde e à valorização das pessoas.