Uma reunião virtual realizada nesta quinta-feira, 24, marcou o início das atividades do primeiro Doutorado Interinstitucional em Direito oferecido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia (FCR). O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), proporciona a participação de oito magistrados no programa de pós-graduação stricto sensu.
Além dos juízes(as) do TJRO, a turma é composta por membros de outras instituições ligadas ao meio jurídico, como Ministério Público e Procuradoria do Estado.
O encontro de integração começou com uma breve apresentação profissional e acadêmica dos participantes, seguida, de fala do Vice-reitor e Diretor Administrativo da FCR, Pedro Abib Hecktheuer, que apresentou a plataforma sucupira e falou da importância dela na consolidação de dados sobre os programas de pós-graduação no Brasil.
Abib contextualizou os desafios da pesquisa científica na Região Norte e da relevância do doutorado para diminuir as desigualdades regionais no âmbito da produção acadêmica jurídica. Também foram tratadas questões práticas do curso como carga horária, disciplinas e pesquisa.
"Em 2024, a gente iniciou a gestão para o processo seletivo. A gente fica muito feliz de chegar nesse momento e dar início depois de uma longa jornada para iniciar esse doutorado de alto nível aqui em Porto Velho", declarou Pedro Abib.
A aula inaugural, com a disciplina "Estado Social, Justiça e Desenvolvimento Humano", será no final de agosto. A disciplina será ministrada pelos professores Dr. Emerson Gabardo e Dr. Daniel Wunder Hachem.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron