O desembargador Alexandre Miguel e o juiz Johnny Gustavo Clemes, Diretor e Vice-diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), respectivamente, conheceram nesta quinta-feira, 31, o sistema desenvolvido internamente no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) para o gerenciamento das atividades do Comitê de Governança em Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Ambos magistrados integram o Comitê — o desembargador Alexandre na condição de Presidente, e o juiz Johnny Clemes como membro.

Dentre as facilidades que o sistema entrega está o plenário virtual para deliberações do colegiado. Nele, as pautas serão colocadas para apreciação dos membros e, se aprovadas, poderão dispensar discussões presenciais em reunião. Nos casos em que houver divergência, as ideias serão levadas normalmente às reuniões do grupo.

Outra ferramenta disponível é um espaço para recebimento e organização dos fluxos de demandas relacionadas a IA por parte dos usuários internos. As propostas aprovadas terão controle da execução no próprio sistema com  designação de responsável, prazo, identificação da fase atual, plano de ação e geração de relatórios.

Aprovado pela gestão, o próximo passo é a incorporação do sistema dentro da rede do TJRO, garantindo a segurança do fluxo das informações. Em seguida, ocorrerá o treinamento dos membros do comitê.

O desenvolvimento da ferramenta foi realizado pelo servidor Filipe Rodrigo Freitas da Silva, da Secretaria Administrativa, que é membro do Comitê.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados