O coordenador do Centro Cultural, de Documentação Histórica e Memória do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (CCDHM), Felipe Santos, representou a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) em evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho, em comemoração aos 113 anos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
A cerimônia, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), teve como objetivo valorizar e preservar o patrimônio histórico-cultural da capital rondoniense.
A participação do CCDHM reforça a proposta de aproximação com outras iniciativas culturais, como a inclusão do Centro Cultural da Emeron no novo Mapa do Turismo de Porto Velho, lançado oficialmente durante o evento.
Para Felipe a inclusão do CCDHM no mapa de turismo demonstra um grande marco pois trata da importância da memória do judiciário para a construção do Estado e da sociedade.
“A inclusão do CCDHM reforça também a participação do judiciário para fomentar o turismo, criar novos espaços culturais, novos espaços de museus, ser mais interativo com a sociedade", destaca Felipe.
Essa parceria deve gerar frutos para que cursos, oficinas de música, de escrita e outros eventos sejam aplicados após essa parceria firmada com a administração municipal.
113 anos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A cerimônia aconteceu no Complexo Ferroviário de Porto Velho, a Prefeitura celebrou os 113 anos da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), marco do surgimento da capital rondoniense.
O evento contou com a presença de autoridades, ferroviários e imprensa, e destacou iniciativas voltadas à valorização do patrimônio histórico. Foram anunciadas ações de revitalização de marcos da história ferroviária, como a Locomotiva 18, o Cemitério das Locomotivas e a Igreja da Candelária.
Também foi lançada a nova identidade visual do turismo local, com o CCDHM incluído no Mapa do Turismo da cidade, reforçando o compromisso com a preservação da memória e com o fortalecimento da cultura como vetor de desenvolvimento.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron