Na manhã desta sexta-feira, 8 de agosto, a equipe da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizou visita institucional à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília. O encontro teve como objetivo apresentar propostas para o aprimoramento e a consolidação da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (RENEJUM).

Participaram da reunião o Diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel; a diretora da Divisão Pedagógica (Diped), Débora Gemelli e a assessora de gabinete, Thaís Brito; a secretária-acadêmica e de formação da Enfam, Mariana Camargo Rocha; o secretário-executivo da Enfam, Leonardo Peter; e Iraci Guimarães, secretaria acadêmica de gestão e formação.
Durante o encontro, o desembargador Alexandre Miguel destacou a importância de fortalecer a atuação conjunta entre as escolas judiciais do país, considerando os desafios contemporâneos nos âmbitos social, tecnológico e institucional. “A RENEJUM tem um papel estratégico na formação continuada de magistrados e servidores. Por isso, precisamos investir em iniciativas que promovam integração, inovação e eficiência”, afirmou.

A proposta apresentada pela Emeron contempla medidas estratégicas para potencializar a rede, com destaque para:
- Banco Nacional de Cursos e Materiais Didáticos – voltado à democratização do acesso ao conhecimento e à valorização das expertises regionais;
- Programa de Formação Docente Compartilhada – com módulos teóricos e práticos, metodologias ativas e padronização qualitativa dos formadores;
- Observatório Nacional de Boas Práticas em Formação Judicial – para mapear e compartilhar experiências exitosas e soluções inovadoras.
Ao final da reunião, ficou estabelecida a continuidade do diálogo para análise e adesão às propostas, reforçando o compromisso das instituições com uma formação judicial qualificada e alinhada às demandas da sociedade.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron