A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) realizará o curso "Memória, Inquirição e Avaliação da Credibilidade do Testemunho no Campo das Neurodiversidades” entre os dias 20 e 23 de outubro, presencialmente, nas dependências da Emeron.
O curso será ministrado pelo Juiz de Direito Tiago Gagliano e pelo Psicólogo Sidnei Rinaldo Priolo Filho. O objetivo é capacitar magistrados(as) e assessores(as) na análise e aprimoramento de depoimentos orais, considerando as peculiaridades cognitivas e comportamentais de testemunhas neurodivergentes. Focado na psicologia do testemunho, o curso aborda a influência da memória, distorções temporais e espaciais, e os riscos de vieses durante a inquirição, como perguntas sugestivas.
O conteúdo é dividido em duas unidades: a primeira analisa as características cognitivas das populações neurodivergentes e técnicas adequadas de inquirição, e a segunda foca em metodologias para avaliar a credibilidade dos testemunhos.
A metodologia combina exposições teóricas, debates interativos e estudo de casos reais, oferecendo ferramentas para fundamentar decisões judiciais mais precisas e bem-informadas.
As inscrições estarão disponíveis do dia 12 a 22 de agosto, para o preenchimento de 30 vagas. Não deixe de se inscrever!
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron