O desembargador Alexandre Miguel, Diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), visitou nesta terça-feira (12) a sede da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) para apresentar um manual de uso de IA produzido com apoio da Escola.

O Diretor da Emeron foi recebido pela advogada Vanessa Esber, Vice-presidente da OAB/RO e pelo advogado Luiz Felipe Andrade, da Comissão de Defesa de Prerrogativas.

O “Manual do uso de IA para usuários do serviço judiciário” foi pensado pelo Comitê de Governança em IA do Tribunal de Justiça de Rondônia e editado pela Assessoria de Comunicação da Emeron. 

O documento apresenta conceitos básicos do universo da inteligência artificial, boas práticas, dicas e orientações para o uso ético da tecnologia por parte de todas as pessoas envolvidas no sistema de Justiça.

Conforme o desembargador Alexandre, a inteligência artificial pode facilitar o trabalho de advogados e juízes, desde que usada com responsabilidade. “Muita gente usa a inteligência artificial desconhecendo o que está por detrás daquilo e os efeitos que pode desencadear. Então a gente traz aqui algumas dicas, o que fazer, o que não fazer. São poucas páginas, mas se o usuário seguir isso, diminui bastante a chance de cometer algumas coisas”, explicou. 

Durante o encontro, ficou acordado entre as instituições a realização de um evento no início de setembro para apresentação do manual, com a participação de membros da magistratura e da advocacia.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados