O Diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), desembargador Alexandre Miguel, vem realizando a entrega do Manual sobre uso de Inteligência Artificial no Sistema de Justiça, elaborado pelo Comitê de Governança em Inteligência Artificial (CGIA) do Tribunal de Justiça de Rondônia, com apoio da Emeron.

O material foi disponibilizado a diversas instituições parceiras que atuam diretamente no aperfeiçoamento e fortalecimento da Justiça em Rondônia. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) recebeu o manual durante visita do Diretor da Escola, quando foram discutidos os impactos da IA no exercício da advocacia e no acesso à Justiça. Assim como o Ministério Público de Rondônia (MP-RO), através do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus, que recebeu o Diretor em seu gabinete.
Na Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o desembargador Alexandre Miguel entregou a publicação ao procurador-geral Thiago Alencar, destacando a relevância de um guia que auxilie na utilização ética e responsável da tecnologia. O mesmo gesto ocorreu na Defensoria Pública do Estado (DPE), com a entrega ao defensor público-geral, Victor Hugo de Souza Lima, reforçando a importância da difusão do conhecimento para garantir transparência, segurança e eficiência no atendimento à população.
O manual em sua versão final e editada também foi entregue à presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia, fortalecendo o compromisso institucional de orientar magistrados(as), servidores(as) e toda a comunidade jurídica sobre boas práticas no uso de ferramentas de IA.
De acordo com o Diretor da Emeron, que também é o presidente do Comitê de Governança em IA do TJRO que criou o manual, a iniciativa busca democratizar o acesso a informações claras e didáticas sobre uma tecnologia que já faz parte do cotidiano da sociedade. “A Inteligência Artificial é uma realidade que precisa ser bem compreendida para que possamos utilizá-la de forma segura, transparente e em benefício da Justiça. O manual foi pensado para oferecer orientações práticas e acessíveis a todos os atores do sistema judiciário.”
Além da entrega institucional, o Manual sobre uso de Inteligência Artificial no Sistema de Justiça está disponível para download gratuito, aberto a toda a sociedade, no portal da Emeron. O conteúdo pode ser acessado neste link.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron