
Nesta segunda-feira, 18 de agosto, a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) realizou o Encontro do Programa Juíza Suzy Soares: Magistratura Feminina em Evolução, dentro da programação especial de aniversário de 39 anos da instituição.
Idealizado pelo Diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, e coordenado pela juíza Inês Moreira da Costa, o programa tem como objetivo apoiar as magistradas em início de carreira no Tribunal de Justiça de Rondônia, oferecendo um espaço de troca de experiências, fortalecimento de habilidades e incentivo à liderança.
Criado para acolher os desafios que acompanham os primeiros passos na magistratura, mudanças de cidade, contato com novas realidades e responsabilidades crescentes, o Programa Suzy Soares se consolidou como uma rede de apoio, aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional.
Durante o encontro, em sua fala de abertura, o Diretor da Emeron ressaltou que o objetivo do projeto sempre foi auxiliar as novas magistradas no início da carreira, oferecendo suporte através da experiência. “Se para um homem magistrado já é difícil, para a mulher, que tem uma infinidade de consonantes que o homem não tem, é muito mais difícil. A gente sabe que a sociedade é machista e que as mulheres ainda têm a maternidade. E por isso, que o programa foi criado, sendo um suporte para essas mulheres”.

A coordenadora do Programa, juíza Inês Moreira da Costa, destacou que a iniciativa proporciona às novas magistradas um ambiente de crescimento coletivo e colaborativo.
No evento, também participaram mentoras e mentoradas que compartilharam suas vivências. A Juíza Anita Belém conta que participar da experiência de ser mentora é muito interessante. “Poder compartilhar com as novas colegas, conhecimento, experiência, é uma via de duas mãos. Ao mesmo tempo que passamos o nosso conhecimento, a nossa experiência, também recebemos das mentoradas o ânimo daquelas que estão ingressando na magistratura, com brilhos nos olhos e com vontade de trazer o melhor para a Justiça”.
O Programa Juíza Suzy Soares demonstra o compromisso da Emeron em promover um ambiente de formação contínua, colaborativo e atento às necessidades da magistratura feminina, fortalecendo não apenas a atuação individual das juízas, mas todo o Sistema de Justiça em Rondônia.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron