O Poder Judiciário de Rondônia e outros tribunais da Amazônia desenvolveram uma ferramenta inovadora para ajudar pais e responsáveis a solicitarem autorização de viagem para crianças e adolescentes. O projeto, chamado Viajus, conquistou o 2º lugar na 2ª edição do Prêmio Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O projeto foi uma colaboração entre os Tribunais de Justiça do Amazonas (TJAM), do Acre (TJAC), do Amapá (TJAP), de Roraima (TJRR) e de Rondônia (TJRO), por meio do Laboratório de Inovação Gênesis, vinculado à Emeron. O objetivo é modernizar o processo, que atualmente exige a presença física de todos os envolvidos, tornando-o mais simples e rápido.
Com a ferramenta, os pais poderão preencher os dados e enviar a documentação online, comparecendo ao fórum apenas para finalizar a emissão da autorização. Isso diminui a burocracia e agiliza o atendimento, garantindo mais acesso à justiça.
O juiz Áureo Queiroz, coordenador do Laboratório de Inovação Gênesis do TJ de Rondônia, destacou a importância da parceria entre os tribunais: "Este projeto demonstra o compromisso dos Tribunais de Justiça de Rondônia e demais parceiros em inovar para o cidadão. Unimos esforços para criar uma solução que vai facilitar a vida das famílias da região."
Ele também ressaltou que a ferramenta foi pensada para resolver um problema regional: "Levamos em conta a nossa realidade, onde a extensão territorial e as dificuldades de deslocamento são desafios diários. A escassez de transporte aéreo e os horários de voos dificultam a vida de quem precisa se deslocar, e a necessidade de uma autorização de viagem presencial se tornava mais um obstáculo. O VIAJUS busca mitigar essas dificuldades e tornar o processo mais acessível para todos."
A premiação do CNJ é um dos maiores reconhecimentos do Judiciário brasileiro, e a conquista do Viajus reforça o compromisso do TJRO em usar a tecnologia para melhorar os serviços judiciais e tornar a justiça mais acessível para a população de Rondônia.
Veja mais sobre o Laboratório de Inovação Gênesis
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron