Dois enunciados defendidos pelo desembargador Alexandre Miguel, membro da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia e Diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), foram aprovados nesta terça-feira (9), no 1° Congresso STJ da Segunda Instância Federal e Estadual.

O primeiro enunciado foi aprovado na sessão 3, que teve como tema “Apelação, Agravo de Instrumento e Execução”, tem o seguinte teor:
Admite-se o agravo de instrumento contra decisão interlocutória que declina da competência, ainda que não expressamente previsto no rol do artigo 1.015 do Código de Processo Civil, em razão da urgência e da potencialidade de prejuízo decorrente da tramitação do processo em juízo incompetente, bem como da necessidade de assegurar o acesso à ordem jurídica justa e a duração razoável do processo.
O segundo enunciado proposto pelo desemnargador foi aprovado na sessão 4, sobre comportamento processual abusivo. Leia a íntegra abaixo:
No âmbito do segundo grau de jurisdição, verificada a ocorrência de litigância predatória, caracterizada pelo abuso do direito de ação e pela reiteração artificial de demandas, é facultado ao magistrado, de ofício, extinguir o processo e aplicar as sanções processuais cabíveis, a fim de preservar a boa-fé processual e a integridade do sistema de justiça.
“O que se busca aqui é evitar o congestionamento do Judiciário, inclusive no segundo grau de jurisdição”, defendeu Alexandre Miguel na tribuna do auditório do STJ.
O Congresso
O 1° Congresso STJ da Segunda Instância Federal e Estadual reúne, nesta semana, ministros(as), desembargadores(as) e especialistas para aprimorar a cooperação entre os tribunais e para discutir 152 propostas de enunciados em diversas áreas do direito. Do TJRO, participam também o Presidente, desembargador Raduan Miguel Filho, e o Vice-Presidente, desembargador Glodner Pauletto.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron