Alunos(as) da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM), da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), visitaram nesta semana duas escolas públicas de Porto Velho para apresentações de temas que envolvem cidadania e direitos.

O programa Justiça na Escola foi realizado nas escolas estaduais São Luiz (Zona Leste) e Prof. Eduardo Lima e Silva (Zona Sul), atingindo cerca de 500 estudantes nas duas instituições.
O objetivo do projeto de extensão é aproximar os(as) pós-graduandos(as) dos jovens das escolas públicas, reforçando a premissa de que o Direito é orientado pelos valores da ética e da solidariedade social com palestras e dinâmicas sobre assuntos como privacidade, violências e afetividade e mediação.
As atividades foram coordenadas e orientadas pelos juízes e professores da EDCM Úrsula Gonçalves Faria e Edenir Sebastião Albuquerque, que acompanharam presencialmente a execução.

O pós-graduando Carlos Eduardo Carvalho, fez uma apresentação sobre direito à privacidade na internet e revela que se sente grato ao notar o impacto que o projeto leva à vida dos jovens.
“Eu acho importante a gente levar um pouquinho do que aprendemos na Emeron para o ensino público, para as comunidades que carecem desse tipo de informação. Sempre é uma troca, também aprendemos muito ouvindo eles”.
A juíza e professora da EDCM Úrsula Gonçalves lembra que o projeto começou em 2015 idealizado pelo juiz Edenir e desde então tem alcançado milhares de estudantes demonstrando a responsabilidade social da Emeron em disseminar conhecimento para a cidadania.
“Nossos alunos trabalham muito com metodologias ativas debatendo e discutindo realmente para que a gente vá à necessidade dos adolescentes de uma compreensão melhor desses temas, sempre com um recado de como podemos contribuir para melhorar a realidade da comunidade”, avaliou.

Ao final das atividades, os estudantes recebem materiais gráficos com orientações sobre direitos e contatos para denunciar violações. Também é distribuído o gibi “Cartilha da Justiça em Quadrinhos”.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron