A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizou na última sexta-feira (19), o II Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista, em Cacoal. O auditório do Centro Universitário Uninassau ficou lotado de mães, pais, professores(as) e outros profissionais da saúde e educação de diversos municípios da região.

A programação iniciou com uma fala de abertura dos juízes Johnny Gustavo Clemes, Vice-diretor da Emeron, Elson Pereira de Oliveira Bastos, Coordenador do Núcleo de Cacoal da Emeron, do Reitor da Uninassau Cacoal, Célio Stigert, e do Secretário Municipal de Assistência Social e Trabalho, Gildeon Alves.

A primeira palestra da manhã teve o tema “TEA na prática: o que a ciência e a experiência nos ensinam sobre apoiar de verdade”, com a psicóloga Andressa Roveda. Em seguida, a advogada e mãe atípica Fabiani Borges falou sobre a relação do autismo com a vida pessoal e profissional.

A programação da manhã terminou com o juiz Flávio Henrique de Melo, da Comarca de Porto Velho, contando experiências como magistrado autista e pai de autista. O tema foi “Acessibilidade e inclusão na prática: uma perspectiva jurídica e pessoal de um juiz autista para famílias atípicas”.

À tarde, o neurocientista Leandro Mattos falou ao público sobre desafios, talentos e esperança em pessoas autistas. Por fim, os palestrantes Andressa e Leandro apresentaram tecnologias gratuitas para facilitar o pré-diagnóstico do TEA e outras ferramentas para facilitar a vida de autistas e suas famílias. 

A servidora pública Solange Gonçalves conta que também participou da primeira edição do seminário e que ele foi muito além de um cumprimento de meta do Tribunal, levando transformação à vida dela e do filho. 

“Eu agradeço imensamente ao Tribunal de Justiça por essa iniciativa. Essa palestra mudou a vida do meu filho, que é autista e nós descobrimos recentemente. Depois dessa palestra eu comecei a buscar as coisas boas no meu filho e esse ano nós descobrimos que o Marcos Paulo é superdotado, tem altas habilidades, um QI elevado (144) e isso mudou completamente a vida dele na escola, com a família. Eu tenho certeza que agora é só um degrau e o Marcos Paulo vai poder alcançar o que quiser”.

O professor municipal Matheus Galvão trabalha com educação especial e viajou cerca de 60 quilômetros de Espigão D’Oeste a Cacoal para participar do seminário. “Esse evento é de grande relevância para os professores e equipe diretiva das escolas. Através de palestras como essa que exploram os desafios e soluções para o trabalho em sala de aula, nós podemos, em conjunto com a sociedade, ajudar essas crianças a se integrar melhor na sociedade”.

Após o encerramento do evento, o juiz Johnny Clemes e os palestrantes Leandro e Andressa foram conhecer o Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Cacoal, que atende cerca de 300 crianças com TEA oferecendo diversas terapias gratuitamente.

Veja aqui mais fotos do seminário em Cacoal

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

 

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados