Advogados e advogadas da região de Ariquemes concluíram na última sexta-feira (10) a etapa teórica da Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais realizada pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB/RO).

Durante cinco dias, em 40 horas-aula, os juízes Audarzean Santana e Guilherme Baldan apresentaram um panorama sobre métodos consensuais de conflitos na legislação brasileira, subjetividade dos conflitos, teoria da comunicação, teoria dos jogos, cultura da paz, métodos de solução de conflitos, ética para conciliadores, negociação, conciliação, áreas de utilização da conciliação e mediação e papel do conciliador/mediador.
Na cerimônia de encerramento da etapa teórica, o juiz Johnny Clemes, Vice-diretor da Emeron representou a Direção da Escola, falou da relevância da formação oferecida e incentivou os participantes a prosseguirem nos estudos do tema.
“Trabalhar qualquer conhecimento na política da paz, vai além daquilo que a gente vê aqui como leis e os conteúdos, mas também mecanismos de outras ciências como a sociologia e a psicologia para gente entender como tudo começa e vai até a um grau grave de desarmonia e atrito”, disse.

O advogado Heverton Paulo elogiou os professores e falou da mudança de mentalidade oferecida pelo curso. “Por meio das práticas e das dinâmicas o curso nos colocou no lugar das partes com uma visão mais empática e resolutiva do problema para evitar a judicialização, levando às partes a conseguir, por meio do diálogo, chegar a uma conclusão das divergências de forma consciente e autônoma”.
A advogada Paula Rocha comentou da facilidade de ter a formação ofertada na subseção de Ariquemes. “Essa iniciativa da escola trazer o curso para o interior é de suma importância, porque estar na nossa cidade facilita. O curso tem duração de 40 horas, então estarmos aqui, compartilhando conhecimento na nossa cidade, é fantástico”.
Alex Sarkis, Conselheiro Federal da OAB, também participou do encerramento da etapa teórica. “Formidável iniciativa da Emeron em consórcio com a OAB Rondônia. Isso vem beneficiar a sociedade rondoniense porque a litigiosidade, naturalmente, precisa ser melhor compreendida e trabalhada. A sociedade ganha com a celeridade da entrega da prestação jurisdicional”, avaliou.

De 20 a 24 de outubro, a formação será realizada na Subseção da OAB em Vilhena para advogados da região Sul do estado.
A realização das turmas em Ariquemes e Vilhena reforça o movimento da Emeron de interiorização das atividades, levando formações para mais perto da comunidade jurídica dos municípios de Rondônia.
Por Diêgo Holanda - Assessoria de Comunicação da Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron