O desembargador Alexandre Miguel, Diretor da Escola da Magistratura de Rondônia, e o Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, receberam nesta segunda-feira (13), o título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia, concedido pela Assembleia Legislativa por proposição dos deputados estaduais Alan Queiroz e Cirone Deiró.

A cerimônia de outorga da honraria foi prestigiada por autoridades de diversas instituições, além de desembargadores, juízes(as), servidores(as) do TJRO e familiares dos homenageados. A íntegra da solenidade está disponível no canal da Alero no Youtube.
Após a abertura da sessão solene, foram exibidos vídeos com um resumo da trajetória dos desembargadores homenageados, demonstrando o pioneirismo que viveram ao migrarem para o novo estado, na década de 1980.
Compuseram a mesa de honra, além dos deputados proponentes da sessão e dos homenageados, o desembargador Daniel Lagos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Alexandre Jésus, Procurador-Geral de Justiça, o procurador do Estado Kherson Maciel, Victor Hugo de Souza Lima, Defensor Público-Geral, Vanessa Esber, Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia e Luciana Alves, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia.
Em seguida, os integrantes da mesa discursaram em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos desembargadores ao estado. Também proferiu uma fala emocionada, o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, decano do TJRO.
“Essa tarde, mais que registrar um ato formal, grava em nossa memória coletiva o valor de duas trajetórias que se entrelaçam com o destino do nosso estado. Hoje Rondônia entrega o seu mais nobre título simbólico como prova de respeito e gratidão”, declarou o desembargador Roosevelt.

O desembargador Raduan Miguel se emocionou ao lembrar do período em que esteve internado na pandemia de Covid-19 e recebeu mensagens de carinho lembrando que ele teria uma longa missão pela frente ao retornar. “Hoje, Rondônia me adota formalmente. E para um magistrado, não há honra que se compare à aceitação de seu trabalho por aqueles a quem jurou servir”.
Em sua fala, o desembargador Alexandre lembrou a aventura que foi a primeira vinda de carro à Rondônia, das primeiras amizades, da formação da família e do ingresso na magistratura com atuação em comarcas do interior. Alexandre também falou da importância da missão que desempenha atualmente na Emeron.

“Minha jornada na toga me conduziu à importantíssima missão, nesses últimos dois anos, de dirigir a Escola da Magistratura do nosso estado. Se o direito, como bem ensinaram meus irmãos, é o edifício, a educação jurídica é, sem dúvida, o alicerce mais sólido. O futuro da qualidade da jurisdição rondoniense depende intrinsecamente da excelência da formação que oferecemos aos novos e atuais membros do Judiciário. Meu compromisso como Diretor é com a perenidade de um sistema de Justiça que seja não apenas tecnicamente competente mas profundamente humano e acessível”, disse.
Por Diêgo Holanda - Assessoria de Comunicação da Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron