O Centro de Memória do Poder Judiciário (CM), vinculado à Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), publicou o Edital Nº 22/2025, com o objetivo de selecionar escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, públicas e privadas, situadas em Porto Velho, para participar do Programa "A Escola no Judiciário – Edição 2026”.
O programa promove a aproximação entre o Poder Judiciário e a comunidade escolar, oferecendo aos estudantes uma experiência única de imersão no universo jurídico. Os estudantes das escolas selecionadas terão a oportunidade de participar de visitas guiadas à Emeron e ao Centro de Memória do Poder Judiciário, com destaque para uma simulação de julgamento no espaço histórico do Tribunal Pleno do TJRO. No CM, os alunos(as) conhecerão espaços como a Sala da Justiça, o Museu dos 7 Samurais e a Exposição Permanente da Justiça Rápida.
Serão disponibilizadas visitas para escolas de Ensino Fundamental II (a partir do 5ª ano) e Ensino Médio. Cada escola poderá levar até dois grupos de 20 a 30 participantes por visita. As escolas públicas terão transporte e alimentação fornecidos pela Emeron.
As inscrições estão abertas até o dia 17 de novembro de 2025 (clique aqui e acesse o formulário). O resultado da seleção será divulgado no dia 24 de novembro de 2025, e o agendamento das visitas ocorrerá a partir de 26 de novembro.
As visitas serão realizadas entre março e novembro de 2026, com horários definidos conforme a disponibilidade do Centro de Memória, podendo ocorrer no período da manhã (8h às 11h) ou à tarde (14h às 17h).
Para participar, as escolas devem atender a alguns requisitos, como preencher a ficha de inscrição, designar um responsável pelo grupo de alunos e garantir que todos os participantes sigam as normas de conduta e segurança do Tribunal de Justiça.
O Programa
O Programa "A Escola no Judiciário" busca proporcionar uma vivência educativa sobre o funcionamento da Justiça e a importância da cidadania e do direito. A iniciativa é uma oportunidade para que os jovens conheçam o TJRO de forma interativa, compreendendo sua estrutura, história e valores.
Por Diêgo Holanda - Assessoria de Comunicação da Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron