A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) publicou nesta sexta-feira (31) o primeiro episódio da segunda temporada do Programa Magistrados de Sempre. A entrevistada da vez é Geysa Castanheira, viúva do desembargador Aldo Castanheira, um dos sete primeiros desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), grupo conhecido como Sete Samurais.

Durante cerca de meia hora, Geysa, que acompanhava de perto a rotina do marido na fundação e organização do Tribunal no início da década de 1980, conversou com o juiz Audarzean Santana. Ela contou como foram escolhidos os primeiros membros do Poder Judiciário de Rondônia e as dificuldades enfrentadas, até mesmo em detalhes como a confecção das togas e a aquisição dos móveis para a nova instituição.

Geysa também falou da marca de humildade que o desembargador Aldo deixou como exemplo para a magistratura, contando histórias que demonstram esse modo de viver. Ao final, ela deixa um conselho para os novos juízes(as) que certamente seria dado por Castanheira, que faleceu em 2013.

O programa, uma produção própria da Assessoria de Comunicação da Emeron, foi gravado no Pleno Histórico do TJRO, que fica na atual sede da Escola.

Quem quiser conhecer mais sobre a história do desembargador Aldo e dos outros desembargadores pioneiros pode visitar o Museu dos Sete Samurais, que funciona no Centro de Memória do TJRO, na Avenida Rogério Weber, 2396, Caiari. O horário de atendimento aos visitantes é das 9h às 16h.

 

Por Diêgo Holanda - Assessoria de Comunicação da Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados