
Nos dias 30 e 31 de outubro, ocorreu o II Seminário de Integridade com a realização de palestras e rodas de conversas para formação, diálogo e mobilização em torno de práticas alinhadas ao interesse público. O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) e trouxe especialistas em inovação social, anti-corrupção e ética.
Estiveram presentes na mesa de autoridades o presidente do Comitê de Integridade, o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, o desembargador-ouvidor do TJRO, Francisco Borges, o vice-diretor da Emeron, juiz Johnny Gustavo Clemes, a juíza de direito do TJRO e membra do comitê de ética e integridade, Miria do Nascimento, o docente e pesquisador da Universidade Federal da Fronteira Sul, o Dr. Vanderlei de Oliveira Farias e a titular do Gabinete de Governança do TJRO, Rosemeire Moreira Ferreira.
O doutor em filosofia, Vanderlei de Oliveira Farias palestrou logo em seguida sobre o tema “Por que pessoas racionais nem sempre tomam decisões éticas?”. No encerramento, o professor conversou com participantes no estande com exemplares de seus livros.
Na manhã do segundo dia, o evento iniciou com os resultados do Sistema de Integridade do TJRO por Rosemeire Moreira Ferreira. Em seguida, a Dra Ligia Maura Costa palestrou sobre o tema “ODS, sustentabilidade e corrupção – o impacto das pessoas na construção de instituições sólidas”, com uma proposta participativa e dinâmica.
Em um momento de reflexão, a Dra Maria Flávia Bastos debateu sobre as urgências do mundo contemporâneo em sua palestra “Por um tempo mais Humano: o agora pede coragem”. Ambas as palestrantes participaram de uma roda de conversa sobre cultura ética e instituições inclusivas, mediada pelo magistrado Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, com interação e diálogo com os participantes.
No turno da tarde, a palestra do Prof. José Ricardo Cunha discorreu sobre “a ética e o serviço público” e logo após, o Prof. Estevão Rafael Fernandes refletiu sobre comunicação, propósito e sentido no espaço institucional na palestra “Quando a palavra conecta e o sentido ecoa, o propósito encontra voz”. Os dois se juntaram para a roda de conversa sobre regras de conduta e compromisso com o serviço público, também mediada pelo magistrado Ilisir Bueno Rodrigues, consolidando o caráter prático e interativo do evento.
Veja as fotos do evento no link - acesse aqui.
Fonte: Guilherme Belém (estagiário com supervisão) – Assessoria de Comunicação da Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron