O Centro de Memória do Poder Judiciário de Rondônia (CM), vinculado à Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), realiza, nos dias 19 e 26 de novembro, as duas últimas visitas do ano do projeto “Escola no Judiciário”, voltado a estudantes de escolas municipais e estaduais de Porto Velho e Itapuã do Oeste. Nesta etapa, participam alunos da Escola Paulo Freire, do município de Itapuã do Oeste (RO), a cerca de 115 km da Capital.

 

Em sua terceira edição, o programa tem contribuído para a formação cidadã dos estudantes ao apresentar o funcionamento e o papel do Poder Judiciário de Rondônia na sociedade. O objetivo é aproximar o Tribunal da comunidade, promovendo conhecimento, reflexão e novas formas de compreender o mundo.

 

Em 2025, o projeto já recebeu mais de mil alunos, abrangendo oito escolas e 27 turmas do Ensino Fundamental I, II e do Ensino Médio de instituições públicas estaduais e municipais de Porto Velho, Itapuã do Oeste e Cacoal, além de escolas da rede privada.

 

Durante as visitas, os estudantes participam da tradicional atividade “Júri Simulado Cênico”, realizada no Pleno Histórico Fouad Darwich Zacharias, sede da Emeron. A programação inclui ainda uma aula histórica sobre o Poder Judiciário de Rondônia e uma visita guiada pelas salas de exposições permanentes do CM.

 

Inscrições abertas para a 4ª edição

 

As inscrições para a quarta edição do projeto “Escola no Judiciário”, que acontecerá entre março e novembro de 2026, já estão abertas. As escolas interessadas podem se inscrever até o dia 21 de novembro de 2025, por meio de formulário disponível  (clique aqui e acesse o formulário)

O resultado da seleção será divulgado em 24 de novembro, e o agendamento das visitas terá início em 26 de novembro.

 

As atividades poderão ser realizadas no período da manhã (8h às 11h) ou à tarde (14h às 17h), conforme a disponibilidade do Centro de Memória.

 

O projeto é voltado para escolas públicas de Porto Velho, com transporte gratuito garantido pelo Poder Judiciário. Instituições particulares também podem participar, desde que assumam os custos de transporte.

 

Para participar, as escolas devem preencher a ficha de inscrição, indicar um responsável pelo grupo de alunos e garantir o cumprimento das normas de conduta e segurança do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados