Na próxima semana, Porto Velho será palco de intensas e importantes discussões sobre o ensino judicial. Presidentes e Corregedores de Tribunais, Diretores, magistrados formadores e equipes pedagógicas de Escolas Judiciais e de Magistratura da Região Norte se reunirão na sede da Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON) para a realização de reuniões e do módulo I do Curso de Formação de Formadores, oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam.
A Emeron foi escolhida entre todas as escolas judiciais, de magistratura e eleitorais da Região Norte para recepcionar os eventos, ao atender a todos os requisitos exigidos pela Enfam para tal. Cerca de 120 pessoas devem participar das três atividades.
Programação
No dia 26, pela manhã, a Reunião de Diretores, Presidentes e Corregedores debaterá, entre outros assuntos, propostas para a autonomia administrativa e financeira de Escolas Judiciais, de Magistratura e Eleitorais. No mesmo momento, a Reunião de Coordenadores Pedagógicos tem como pauta o compartilhamento de cursos e de vagas em ações formativas e orientações para o mapeamento de competências dos magistrados e para a elaboração de projeto político-pedagógico.
Em torno de 80 pessoas devem integrar as duas reuniões, que serão comandadas pela Diretora da Enfam, Ministra Maria Thereza de Assis Moura, pelo Secretário-Geral, Juiz Carl Olav Smith; o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico, Desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, e sua equipe.
A partir do dia 27, magistrados formadores e equipes pedagógicas participam do módulo I do Nível I do Curso Formação de Formadores. De acordo com o novo formato, o nível 1 é dividido em três módulos. O primeiro, com o tema Elementos da Atividade Docente no Contexto da Magistratura, será realizado em Porto Velho até o dia 1º de março. A segunda etapa, a distância, será realizada no período de 16 de abril a 23 de maio; e a terceira e última será realizada em Brasília, em 5 e 6 de junho de 2018.
Na ocasião, aproximadamente 20 juízes que atuam como docentes em pós-graduações e duas pedagogas e uma assistente técnica da Emeron serão capacitados. Atualmente, outras duas pedagogas e sete magistrados formadores já foram treinados pela Escola Nacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO