Começou nesta quinta-feira (13), na Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), o II Encontro de Inovação do Poder Judiciário de Rondônia. A programação conta com palestras de temas como liderança na era exponencial e casos de sucesso em inovação no Poder Judiciário, além de oficinas sobre MLCTI, inovação com design e inovação no setor público.

Entusiasta do tema da inovação, o juiz Johnny Gustavo Clemes, Vice-diretor da Emeron abriu o evento. “Nossos laboratórios são pontos para iluminar, estimular e motivar, para que a inovação aconteça em todos os lugares. Na medida em que o laboratório aqui vem buscando um processo de conexão entre todas as pessoas e as suas instituições, a gente acredita que as melhores ideias são frutos de pequenas partes que vêm de várias pessoas”. 

O Coordenador do Laboratório de Inovação Gênesis, Áureo Virgílio Queiroz deu boas vindas aos participantes e fez uma retrospectiva das conquistas do Gênesis desde o primeiro encontro realizado no início deste ano. “A presença de delegações de outros estados reforça o nosso compromisso de construir pontes, compartilhar aprendizados e unir forças em prol de um sistema de justiça eficiente, ágil e humano”, disse.

O Vice-presidente do TJRO desembargador Glodner Pauletto destacou o papel da Emeron no estímulo à concepção de ideias inovadoras para melhoria da prestação jurisdicional. “O TJRO tem se destacado ano após ano em virtude de sua constante busca e implementação de inovações em seus processos e serviços. Neste contexto de progresso e modernização é imperativo enaltecer o papel essencial da Escola da Magistratura. Por meio de sua incansável e qualificada atuação na capacitação de magistrados e servidores que nosso Tribunal de Justiça consegue manter viva a chama da inovação”.

No hall da Escola foram montados estandes de diversas instituições para trocas entre equipes sobre iniciativas de inovação. Um dos expositores é o InovaSol, laboratório de inovação do Tribunal de Justiça do Tocantins, que apresenta uma aplicação para transformar decisões judiciais em explicações em linguagem simples ao cidadão e também a ferramenta Giseli de apoio nas correições extrajudiciais da Corregedoria.

O estande do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) conta com estudantes de ensino médio e graduação na área de tecnologia da informação. Eles expõem robôs e aplicativos pensados para facilitar processos e incluir digitalmente pessoas idosas, por exemplo.

Também expõem no Encontro o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), os ministérios públicos do Acre (MPAC) e de Rondônia (MPRO) e os tribunais de Justiça de Rondônia e do Acre (TJAC).

Na sexta-feira, a programação continua com a palestra “Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Sustentável em Comunidades Ribeirinhas na Amazônia” e a segunda turma das oficinas.

Assista abaixo à abertura do encontro e as palestras da manhã e da tarde do dia 13 de novembro:

Por Diêgo Holanda - Assessoria de Comunicação da Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados