Na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), seguiu-se nesta sexta-feira (14) a programação do segundo dia do II Encontro de Inovação do Poder Judiciário de Rondônia, um espaço destinado a gerar debates e discutir formas de apresentar e implementar ideias inovadoras na sociedade.

A manhã começou com a palestra Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Sustentável em Comunidades Ribeirinhas da Amazônia, ministrada pela doutora e professora do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Belém, Eliana Machado Schuber. 

Ela apresentou o “Projeto Ribeirizar”, que busca desenvolver parâmetros para promover habitação saudável e sustentável, além de construir módulos experimentais, trazendo conforto, tecnologias sociais em saneamento e produção familiar sustentável, e ainda promovendo a preservação dos saberes tradicionais. 

Na palestra, Eliana destacou como a pesquisa no laboratório de inovação contribui para a comunidade e como o fato de o projeto ser contemplado pelo Poder Judiciário pode criar um elo de ligação, permitindo que seja mais visível e, assim, atendido e ouvido pelo sistema jurídico da comunidade até ser aplicado em novas políticas públicas.

Após a palestra, foram oferecidas oficinas sobre Mentes Criativas em Ação: Inovando no Setor Público, Projetos de IA e Inovação com Design.

 

 

No hall da Escola, os estandes seguiram como espaço de trocas com as apresentações de trabalhos do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Ministérios Públicos do Acre (MPAC) e de Rondônia (MPRO), Tribunais de Justiça de Rondônia e do Acre (TJAC), e também com alunos de Ciências da Computação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que expuseram pesquisas científicas que vão desde a área da saúde até o desenvolvimento de sistemas para bioinformática e plataformas de jogos. 

Para Giullia Santos, estudante do curso e pesquisadora, "mostrar e apresentar as pesquisas é muito importante para que as pessoas vejam o que está sendo desenvolvido dentro da Universidade e como isso beneficia a sociedade".

Gabriel Teixeira, analista de sistemas do TJAC, destacou a importância da integração dos tribunais da região Norte, tanto em tecnologia quanto em inovação. Segundo ele, é essencial que servidores, magistrados e a sociedade estejam envolvidos nesse processo, para que seja possível entregar um serviço eficiente e resolver os problemas da melhor forma.

 

Texto: Júllya Tavares (estagiária com supervisão) – Assessoria de Comunicação da Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjrofacebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados