A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) ficou em terceiro lugar na categoria “Escolas de Magistratura e Judiciais” do Prêmio de Inovação do Judiciário Exponencial (J.Ex) 2025. A iniciativa de destaque é o Programa Suzy Soares, de valorização da magistratura feminina no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
O prêmio J.Ex celebra boas iniciativas e inspira instituições a adotarem projetos que inovam práticas e elevam resultados positivos no Sistema de Justiça. Neste ano, foram mais de 600 iniciativas submetidas ao Prêmio.

O desembargador Alexandre Miguel, Diretor da Emeron e Presidente eleito do TJRO para o biênio 2026-2027, recebeu os troféus acompanhado do Secretário-Geral da Emeron, José Miguel de Lima, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (24), em Brasília.

Alexandre Miguel também recebeu o reconhecimento pelo destaque do estande do TJRO, que esteve entre os mais visitados durante a feira Expojud, realizada em outubro.
Programa Suzy Soares
O programa foi lançado em 2024 com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional e pessoal de magistradas por meio de mentoria estruturada entre juízas experientes e ingressantes na carreira ou em busca de novos desafios.

A iniciativa institucional, proposta pelo desembargador Alexandre acolhe e orienta essas profissionais, especialmente aquelas lotadas em comarcas distantes e que enfrentam desafios significativos para conciliar vida pessoal e atividade jurisdicional.
O programa adota metodologias de escuta, pareamento personalizado e acompanhamento por plano de mentoria. Mensalmente são realizados encontros coletivos, conduzidos de forma presencial ou remota, abordando temas como gestão do tempo, assédio, equilíbrio emocional e liderança.
As atividades fortalecem a presença feminina na magistratura, estimulam a liderança, o aperfeiçoamento contínuo e fomentam uma rede institucional de apoio mútuo.
A coordenação do programa é exercida pela desembargadora Inês Moreira da Costa.
Por Diêgo Holanda - Assessoria de Comunicação da Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron