
Magistrados e servidores que atuam na docência e no apoio à Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) participaram nos meses de janeiro e fevereiro de Oficina Pedagógica para revisão ementaria e bibliográfica dos planos de ensino do curso. A atividade teve como objetivo preparar o corpo técnico para o início das atividades 2018 da pós-graduação.
A oficina foi iniciada com a apresentação da nova carga horária do curso. A partir deste ano, a especialização passa a ter 724 horas-aula, 200 h a menos do que o que vinha sendo executado até então. O ajuste foi pensado para o melhor desenvolvimento do aluno e não altera a matriz curricular. Os docentes foram orientados para que atualizem os planos de ensino de suas disciplinas conforme a nova carga horária.
O workshop apresentou os resultados da avaliação docente 2017 e convidou os participantes a refletir sobre seus resultados e sobre a postura do professor e sua relação com o aluno. A partir de então, os aspectos técnicos da ensinagem foram explanados e fixados por meio de atividades práticas, com os módulos As Diretrizes Pedagógicas da Enfam, que apresentou as orientações teórico-práticas da Escola Nacional para a atuação do magistrado formador; e Instrumentos de Planejamento de Ensino, momento em que foram construídos planos de ensino e plano de aula.
As estratégias de ensinagem, como o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e de métodos ativos também foram abordados no curso. Finalizando as temáticas, as técnicas e os instrumentos de avaliação foram tratados.
Assim como nos anos anteriores, a Oficina foi promovida em duas turmas. A primeira ocorreu nos dias 29 e 30 de janeiro e a segunda, de 22 a 23 de fevereiro. Os magistrados Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza e Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa e as pedagogas Marciane Rossi e Danielly de Sousa Rodrigues, todos formadores certificados pela Enfam, ministraram a formação.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO