Nos dias 17 e 18 de novembro, ocorreu o Fórum Nacional de Recuperação Empresarial e Falências (FONAREF) em Brasília/DF, que contou com a participação do coordenador do Laboratório de Inovação Gênesis (Labin) da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), o juiz Áureo Virgílio Queiroz.
Com o tema “Concursalidade e Extraconcursalidade como Eixo Estruturante do Sistema de Insolvência”, o evento reuniu magistrados e especialistas para debates, palestras e oficinas sobre os temas, além da votação de enunciados submetidos.
O coordenador do Labin participou do Fórum como representante do projeto Recuperajud, feito em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e que busca otimizar o acesso à informações de processos de recuperação judicial. Em setembro, o projeto foi reconhecido nacionalmente pelo Prêmio de Inovação do Poder Judiciário.
Para o juiz, o Recuperajud é um dos exemplos de iniciativas que buscam aproximar o Poder Judiciário de novas soluções tecnológicas e colaborativas para tratar da recuperação empresarial.
“Ao automatizar o acesso e o compartilhamento de decisões referentes a processos de recuperação judicial, o Recuperajud fortalece a confiança jurídica, potencializa a transparência e agiliza enormemente a comunicação entre tribunais e unidades judiciárias”, salientou o juiz.
Texto: Guilherme Belém (estagiário com supervisão) – Assessoria de Comunicação da Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron