A Diretora do Departamento Pedagógico da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), Marciane Rossi, participou na última semana da oficina “Movimento Colaborativo para Construção do Futuro da Educação Judicial Brasileira – MUDE”, promovida pela Renejum (Rede de Escolas Judiciais).

A atividade ocorreu paralelamente ao LXI Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), realizado em Curitiba.

A oficina reuniu equipes técnico-pedagógicas e juízes auxiliares de todas as Escolas da Magistratura e Escolas Judiciais do país, com o objetivo de desenvolver protótipos, ideias e projetos que subsidiem a proposta de transformação da educação judicial no Brasil.

Os trabalhos foram organizados em quatro macrodesafios que orientam a MUDE: Experiência de Aprendizagem, Pluralidade e Acesso, Formador do Futuro e Avaliação, Planejamento e Inovação Contínua

Como resultado, cada grupo elaborou protótipos diversos, como aplicativos, sistemas, fluxos e outras soluções inovadoras. As propostas foram apresentadas em uma plenária que integrou o encerramento do Copedem, com relatores responsáveis por expor os produtos a todos os gestores e participantes do encontro.

Entre as propostas apresentadas, destacou-se a criação de um programa de articulação para as capacitações obrigatórias previstas nas Resoluções do CNJ. Os cursos produzidos serão disponibilizados pela Renejum para download, facilitando a oferta pelas escolas e otimizando tempo, equipe e orçamento. A iniciativa busca fortalecer uma gestão mais integrada e eficiente da educação judicial.

“Essa integração proposta pela Renejum representa um avanço importante, porque agiliza a produção das capacitações e fortalece o trabalho colaborativo entre as escolas. É um passo significativo para tornar a educação judicial mais eficiente e alinhada às necessidades do país”, destacou Marciane Rossi.

LXI Encontro do Copedem

Além da Diretora Pedagógica da Emeron, também integram a comitiva rondoniense o Diretor da Escola, desembargador Alexandre Miguel, o diretor eleito, desembargador Gilberto Barbosa, o desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia e a servidora Thaís Monteiro Brito, do Gabinete da Direção.

Fonte: Por Mateus Santos (estagiário com supervisão) - Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados