Entre os dias 16 e 18 de dezembro, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) recebeu uma visita técnica da comitiva da Escola do Poder Judiciário do Estado do Acre (ESJUD/AC). O encontro, realizado a pedido do Diretor da ESJUD, Desembargador Luís Vitório Camolez, teve como objetivo principal o compartilhamento de boas práticas, fluxos de gestão e inovações tecnológicas que posicionam a Emeron como referência entre as Escolas de Governo do país.

A delegação acreana, composta pelos servidores Allan Diego Afonso Almeida, Alexandre da Silva Oliveira, Breno Cavalcante do Nascimento, Isamara Nogueira da Silva, Marcos Antônio Alexandre Bezerra, Marissa Raquel de Oliveira Costa e Rosineia Guilherme de Abreu Lima, cumpriu um intenso cronograma de atividades. A recepção e o acompanhamento foram conduzidos pelo servidor Felipe Idalgo Estigarribia (LABIN), com o apoio de Daiana Almeida de Brito (GABSGE).

Durante os três dias de imersão, diversas unidades da Emeron — incluindo DEPED, DIPED, DIFOR, DEAD, CEPEP, ASCOM, CTIC, CM e a Diretoria de Registro Acadêmico — realizaram apresentações técnicas detalhadas. Entre os temas centrais do intercâmbio, destacou-se a atualização do sistema de gestão escolar, uma vez que a ESJUD/AC busca implementar a nova versão do sistema utilizado pela Emeron.

O roteiro incluiu ainda debates sobre o funcionamento da Emeron enquanto Escola de Governo, fluxos de registro acadêmico, processos de contratação e gestão de cursos de pós-graduação, além do modelo de comunicação institucional. 

Para um dos membros da comitiva da ESJUD/AC, a experiência foi fundamental para o planejamento das próximas ações no estado vizinho:

"A visita técnica à Emeron muito nos alegra, pois permite conhecer uma escola que, com elevada competência técnica e acolhimento, nos inspira e ensina. Espelhamo-nos nesse progresso e no processo de desenvolvimento do nosso Órgão de Ensino. Assim, agradecemos o acolhimento da Emeron ao receber a Esjud. Nosso muito obrigado ao Diretor, desembargador Alexandre Miguel e toda sua equipe”, disse Graiciane Bonfim, coordenadora de Controle e Monitoramento da Escola Judicial Acreana.

“Foi uma semana bastante produtiva, com encontros marcados pelo diálogo e por uma maior aproximação das escolas. Pudemos compartilhar experiências e saberes, inclusive na estratégica área de Comunicação. Também conhecer e captar as boas práticas da Emeron, que permitirão aperfeiçoar os serviços que oferecemos a magisgrados(as), servidores(as) e à sociedade”, avaliou Marcos Alexandre, chefe da Divisão de Comunicação e Cerimonial da Esjud.

Visitas como essa são importantes para estreitar os laços de cooperação entre os Tribunais de Justiça e as Escolas, permitindo que as instituições de ensino judiciário evoluam de forma conjunta. Para a Emeron, o encontro representa o reconhecimento de seu modelo de gestão e infraestrutura, consolidando o papel da Escola em exportar conhecimento e soluções tecnológicas que aprimoram a prestação jurisdicional em toda a Amazônia.

 

Por Larissa Zuim - Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjrofacebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados