
O Centro de Memória do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (CM) lançou um novo portal institucional, com visual moderno, navegação mais intuitiva e recursos tecnológicos voltados à ampliação do acesso à história e à memória do Poder Judiciário. Acesse aqui para conhecer o novo portal ou na página inicial do site.
![]() |
O novo site reúne diferentes ambientes e projetos inovadores, entre eles está o Museu Vivo, lançado este ano no mês de outubro. Ele oferece uma experiência imersiva pela história do Judiciário de Rondônia, contendo elementos tecnológicos como o MemoriAverso, uma réplica virtual do museu no metaverso do Roblox, jogo online que possibilita a interação com o museu e os 7 samurais. Outro recurso é o SamurIAs, espaço digital com vídeos e um chat robô que apresenta os sete “Samurais”, uma representação dos fundadores do TJRO. Em desenvolvimento, o VoxIA promete ampliar essa experiência ao permitir conversas em tempo real, por texto e voz, via WhatsApp, com vozes clonadas dos sete Samurais, aproximando ainda mais o público da história institucional. Além das experiências virtuais, o portal abriga o Repositório de Memória do TJRO, organizado por meio da plataforma AtoM (Access to Memory), ferramenta internacional de código aberto voltada à difusão e ao acesso ao acervo histórico digitalizado da instituição, facilitando a consulta a documentos e registros históricos. |
O site também concentra notícias, exposições, ações culturais e conteúdos educativos relacionados à memória e à cultura do Poder Judiciário de Rondônia. Por meio da plataforma, o público pode ainda agendar visitas presenciais ao CM, fortalecendo a relação entre a instituição e a sociedade.
Para facilitar o acesso, o novo portal do Centro de Memória está integrado às páginas iniciais da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), garantindo visibilidade e acesso rápido aos conteúdos.
A comunicação institucional do Centro de Memória também foi atualizada, com novos canais de contato:
- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fonte: Por Júllya Tavares (estagiária com supervisão) - Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial,twitter.com/emeron_oficial,facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron
