No dia 23 de fevereiro, às 19h, a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) realiza a abertura de seu ano letivo com uma palestra de sensibilização da comunidade acadêmica judicial acerca dos novos desafios da docência em um contexto de inteligência artificial.

A ministrante será Ana Virgínia Carnaúba, profissional que é referência na área de negócios, educação e inovação, com habilidades no uso de tecnologias para transformar culturas organizacionais. Reconhecida pela capacidade de provocar engajamento e despertar uma visão de futuro baseada em propósito, colaboração e tecnologia exponencial, atua como facilitadora de cursos e workshops há mais de 15 anos.

O evento será realizado no auditório da Assembleia Legislativa e visa inspirar a reflexão sobre o papel das escolas judiciais e de seus docentes na formação de profissionais comprometidos com o serviço público, sobre as dinâmicas possíveis nessas relações hierarquizadas, típicas em ambientes acadêmicos e de trabalho, em tempos em que há notável choque de prioridades, valores, planos e propósitos entre as diversas gerações e faixas etárias. 

As inscrições são gratuitas e já estão abertas para toda a sociedade, incluindo  magistrados(as), servidores(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), discentes do Curso de Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM).

Clique aqui e inscreva-se

Nos dias 24 e 25, os trabalhos continuarão na Emeron, mas voltados aos docentes da Escola, por meio de um workshop de inovação no ensino jurídico, facilitado pela professora, escritora e palestrante Jailana Souza Saraiva, mestre em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (Espanha).

No primeiro dia do workshop serão apresentados os resultados da Avaliação Institucional e das Diretrizes Avaliativas, o Calendário da EDCM, as atualizações do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e do Regimento Interno da Escola. 

O juiz Jorge Luiz de Moura Gurgel do Amaral fará, ainda, uma apresentação sobre a importância da adoção da Linguagem Simples aos Planos de Ensino da EDCM, com vistas à modernização nos processos de comunicação que envolvem docentes, discentes e equipe institucional.

Em seguida, a professora Jailana Souza iniciará os trabalhos envolvendo o conteúdo de inovação voltado à docência e o uso de ferramentas modernas para elevar a experiência dos alunos.

No dia 25, o workshop prosseguirá focado em outros métodos de gamificação no ensino, além de uma etapa hands on em que os participantes, por meio das ferramentas apresentadas, customizarão seus planos de aulas individualizados para o ano de 2026. No fechamento, serão tratadas as atualizações dos planos de ensino da EDCM para 2026.

Por Diêgo Holanda - Assessoria de Comunicação da Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados