"Inspiração, propósito e coragem: o protagonismo feminino em espaços de decisão" será o tema da palestra de encerramento da semana de celebração ao Dia Internacional da Mulher, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) e Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).
A palestra será conduzida por Sonia Guimarães, primeira mulher negra doutora em física no Brasil (1989) e primeira mulher a integrar o quadro de docentes do ITA (1993), quando o instituto sequer aceitava mulheres como alunas. Foi eleita pela Bloomberg Línea uma das 100 pessoas mais inovadoras da América Latina (2023) e pela Forbes uma das Mulheres Mais Poderosas do Brasil (2025). Especialista em física aplicada, se destaca como inventora de sensores de radiação infravermelha para cabeça de mísseis.
A atividade acontecerá no dia 6 de março, às 9h, no auditório do edifício-sede (Rua José Camacho, 585, Olaria). As inscrições já estão abertas no site da Emeron, e tem como objetivo a promoção da valorização das mulheres, com o fortalecimento da equidade de gênero e da diversidade para construção de ambientes organizacionais mais justos, inclusivos e representativos no âmbito do Judiciário.
A abordagem proposta contribuirá para ampliar a consciência institucional acerca dos desafios enfrentados pelas mulheres, especialmente àquelas pertencentes a grupos historicamente sub-representados, reforçando a importância de políticas e práticas que promovam a igualdade de oportunidades, o reconhecimento de talentos e ambientes institucionais mais equitativos.
A semana contará com uma programação especial, iniciando na segunda-feira, dia 2, repleta de atividades de escuta, cuidado e homenagens. A lista com todas as ações, dias e horários será divulgada em breve.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron