Durante toda a última semana, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) realizou atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo (8). Na sexta-feira, a palestra “Inspiração, propósito e coragem: o protagonismo feminino em espaços de decisão” marcou o encerramento das ações.
A palestrante foi a professora doutora em física Sonia Guimarães. Ela foi a primeira mulher negra no Brasil a obter esse título e assumir a disciplina no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA.
Antes da palestra, o Diretor da Escola, Desembargador Gilberto Barbosa, o presidente do TJRO, desembargador Alexandre Miguel e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Glodner Pauletto, enfatizaram a relevância das mulheres no dia a dia da instituição e os objetivos alcançados com a programação.
“Foram dias de intenso aprendizado, de escuta atenta, de reflexão qualificada e, sobretudo, de reafirmação de compromissos institucionais. Não se tratou de programação meramente comemorativa. Foram encontros que nos desafiaram a revisitar estruturas, questionar práticas, fortalecer políticas de proteção e reconhecer, com maturidade institucional, o protagonismo feminino como elemento indispensável à legitimidade democrática do Poder Judiciário”, disse o desembargador Gilberto Barbosa.

Em seguida, falaram as juízas Fabíola Inocêncio, presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), Pauliane Mezabarba e a secretária administrativa do TJRO, Elaine Piacentini.
Na palestra, a professora Sonia compartilhou sua trajetória inspiradora como estudante e pesquisadora, sendo mulher negra e pioneira na instituição em que atua. Reforçou a necessidade de motivar as meninas e jovens para a ocupação de espaços de decisões estratégicas.
Ao final, a desembargadora Inês Moreira, as juízas Fabíola Cristina e Pauliane Mezabarba, além das servidoras Elaine Piacentini Bettanin e Elisângela Drumond de Oliveira Rocha, receberam homenagens da Emeron por sua contribuição e exemplo no desenvolvimento em suas missões institucionais.

Além de palestras, a semana da Mulher também contou com rodas de conversa, com o lançamento do Programa de Mentoria Juíza Suzy Soares, recepções musicais nos prédios da capital, café da manhã, momentos de autocuidado, relaxamento e a campanha audiovisual “Vozes que Sustentam o TJRO” no youtube e instagram institucionais.
Acesse aqui as fotos da palestra de sexta-feira, dia 6.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron