A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoveu na última semana, a terceira turma da Formação de Mediadores Judiciais. Desta vez, o curso foi voltado a psicólogos e assistentes sociais dos Núcleos Psicossociais e Conciliadores e Chefes das Centrais Judiciárias de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) que atuam nas comarcas do interior de Rondônia.

As aulas teóricas, ocorridas no período de 12 a 16 de março, apresentaram as normativas vigentes e as ferramentas utilizadas em todos os estágios de um processo de mediação, desde a declaração de abertura à formalização de um acordo, o que ocorreu. A partir desta quarta-feira, 21, até 19 de setembro, acontece o estágio supervisionado, fase em que há a vivência e o aprimoramento dos conhecimentos construídos na primeira etapa, com a atuação dos alunos em casos reais que necessitem de mediadores. O estágio acontece uma vez por semana nos Cejuscs e no Serviço de Apoio Psicossocial às Varas de Família da Comarca de Porto Velho.

Até o fim do ano, mais duas turmas serão realizadas. A quarta turma vai de 30 de abril a 30 de outubro e a quinta e última, de 21 de maio de 2018 a 30 de novembro de 2018. A formação atende aos parâmetros da Política Judiciária Nacional de Tratamento de Conflitos do CNJ, as diretrizes do Tribunal de Justiça e da própria Enfam no que tange à formação de mediadores judiciais para atuação nos Cejuscs e mais recentemente, para cumprimento do novo Código de Processo Civil e da Lei de Mediação.

Como ministrantes, atuam os psicólogos do Tribunal de Justiça de Rondônia Fredson dos Santos Batista e Zeno Germano De Souza Neto, ambos mediadores formados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados