
A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realiza, de 2 a 5 de abril, o curso “Planilha Eletrônica Aplicada ao Cartório Contador”, ministrada pela contadora Esther Fanara Guedes da Silva e pelo economista Eliezio Goulart Braga. A formação visa apresentar conhecimentos conceituais e práticos da contabilidade para diretores de cartório e contadores da capital e interior, contribuindo para a padronização de procedimentos e realização dos cálculos.
Na formação, os participantes estão tendo contato com as inovações nas legislações referentes à atualização dos valores das sentenças e às práticas de contabilidade, o que irá auxiliar na melhoria das rotinas de serviço dos cartórios contadores das varas cíveis, de fazenda pública e criminais, e consequentemente, proporcionará uma serventia judicial segura, com tratamento isonômico e equidade no trâmite processual.
Pablo Amâncio, chefe de cartório em Buritis, já frequentou outros cursos na Emeron e agora participa desse, que é diretamente voltado à sua atuação, no cartório contador. Ele diz que “tem um fluxo de trabalho muito grande no cartório, então tudo o que puder automatizar para ajudar a realizar as tarefas é válido”. A expectativa de Pablo é levar do curso ferramentas que vão ajudar a agilizar o trabalho, executando de forma mais rápida as tarefas do cartório.

A expectativa é compartilhada por Márcia Pacheco, diretora do cartório de Buritis e que está realizando a formação junto com o colega. “Acredito que vai ser muito bom, pois vamos conseguir desenvolver os cálculos com mais clareza e disponibilizar uma planilha de fácil visualização para o jurisdicionado, que vai conseguir entender qual foi a metodologia utilizada”, afirma ela, citando a importância desse aperfeiçoamento após a mudança do TJRO para o Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO