De 2 a 5 de abril, foi realizado na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) o curso “Planilha Eletrônica Aplicada ao Cartório Contador”, ministrado pela contadora Esther Fanara Guedes da Silva e pelo economista Eliezio Goulart Braga, servidores do Tribunal de Justiça em Porto Velho. A formação era voltada para diretores de cartório e contadores da capital e interior, contribuindo para a padronização de procedimentos e realização de cálculos.

“O objetivo do curso foi fazer com que eles aprendessem a mexer com as planilhas, pelo Excel ou pelo Libre, o que for disponível para eles”, diz Esther. Pós-graduada em Auditoria Fiscal e Tributária, ela trabalha como diretora na contadoria do Fórum Cível e ministrou o curso do primeiro ao último dia, garantindo ter tido uma ótima experiência: “O curso foi bem proveitoso, gostei muito de estar com os meus colegas contadores. Espero ter conseguido passar tudo que desejei e a minha maior gratificação é o resultado que vem disso”.

Eliezio, que é mestre em Economia e trabalha no TJRO desde 2009, atualmente na Coordenadoria de Receitas, participou somente no último dia para falar sobre custas processuais: “Fui convidado pela Esther para dar uma visão do novo sistema de custas que nasceu com a Lei n. 3896/2016 e entrou em vigor no ano passado, para que os contadores e chefes de cartório possam auxiliar o pessoal das comarcas na aplicação da legislação no novo sistema de controle de custas”.

Ambos já foram professores universitários, mas foi a primeira vez que ministraram um curso para os colegas de trabalho. “Sempre é uma experiência nova, pois cada turma é diferente, mesmo tendo sete anos de sala de aula”, garante Eliezio. Já Esther destaca que os alunos “são colegas e trabalham na mesma atividade, então o que passamos a eles é exatamente a realidade da instituição, com noção perfeita das dificuldades, o que torna a relação diferente de quando vem uma pessoa de fora para palestrar”. Ela acredita que isso aumentou a interação com os alunos e que agora eles podem auxiliar mais ainda na melhoria das rotinas de serviço dos cartórios contadores.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados