Realizado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) na semana de 16 a 20 de abril, o II Encontro de Assistentes de Direção foi finalizado com um curso voltado para as normas vigentes e boas práticas sobre suprimento de fundos. A formação, cujo objetivo era promover a melhoria da aplicação de recursos visando a gestão eficaz dos instrumentos e assegurando maior eficiência nos processos administrativos executados no Poder Judiciário de Rondônia, foi ministrada por Clodoaldo Pinheiro Filho, diretor do Departamento de Finanças do Tribunal de Contas do Estado, Fredson Mendes, diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças do Tribunal de Justiça, e por outros servidores do PJRO.

Clodoaldo falou sobre a concessão, aplicação e prestação de contas de suprimento de fundos, enquanto Fredson focou no recolhimento de tributos e cartão de pagamento. O encontro foi fundamental, segundo o diretor do TJ, pois “o servidor público deve sempre conhecer as normas e práticas para que possa prestar um bom serviço e fazer uso dos recursos públicos da forma mais otimizada possível, e isso só se dá com a disseminação do conhecimento”. Sobre experiências prévias com o assunto, disse: “Muitos servidores vieram da iniciativa privada, onde tem alguns conceitos bem diferentes dos do serviço público. Ao conhecer exatamente como funciona e como transferir as normas para a prática, a incidência de erros e problemas futuros reduz muito”.

O encontro buscou ainda atualizar e capacitar os gestores de Porto Velho e interior na formalização, execução e fiscalização de contratos administrativos de serviços terceirizados. Para a aluna Ludmila de Oliveira dos Reis, da comarca de Ji-Paraná, “o curso foi ótimo, toda essa semana de interação com os colegas e a capacitação que nós recebemos, é exatamente isso que nós usamos todos os dias na administração das comarcas do interior. Pudemos trocar ideias e atualizar as rotinas, uma vez que o TJ tem passado por grandes alterações, e dessa forma alinhar o trabalho com o pessoal da capital para que não haja discrepância entre uma atividade e outra”.

Ao final, os servidores Maria de Fátima Silva e Everton Batista Sousa, da Secretaria Especial de Auditoria Interna e Controle, fizeram considerações sobre os resultados de auditoria nos processos de suprimento de fundos. A programação da semana encerrou com uma mesa redonda no auditório da Emeron, com a participação do diretor do Departamento de Gestão de Pessoal, Gustavo Nicocelli, na qual os participantes trocaram suas experiências e tiraram dúvidas. “A importância desse momento de boas práticas se dá por conta da necessidade do servidor ter acesso ao conhecimento e também às outras experiências dos demais assistentes de direção, para que ele possa utilizá-las para um bom proveito do recurso disponibilizado para ele”, afirmou Fredson.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados