Oferecido pela primeira vez em abril, o curso Condução Econômica tem sua segunda turma realizada nos dias 3 e 4 de maio, na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). Novamente com 20 participantes, a formação é voltada aos servidores do Tribunal de Justiça que trabalham como condutores e visa empregar conhecimentos e práticas para melhor operar os veículos, acionando os mecanismos de controle em sintonia com as situações que acontecem ao longo da viagem e trabalhando os aspectos de direção defensiva.

A redução de consumo de combustível e de oficina é importante para o controle nos gastos do Tribunal. De acordo com o instrutor Wanrley Marques, que já havia ministrado a primeira edição do curso, “o principal objetivo é manter a frota sempre em perfeitas condições de uso, atualizar os operadores para que tenham uma boa direção e mantenham essa integridade do patrimônio público. A frota do TJRO é bastante recente, com carros automáticos, automatizados, alguns ainda manuais, mas são carros atuais”.

O aluno Helder de Abreu, que dirige para a Corregedoria do TJ, está com as melhores expectativas possíveis: “Todo curso que a gente faz é bem-vindo, é conhecimento e aprendizado”. Segundo ele, a capacitação também é proveitosa para as viagens a trabalho, que devem aumentar. Sobre a frota, complementa: “A qualidade é excelente, só carros confortáveis, bons para dirigir e que não dão problemas, inclusive o carro que eu dirijo é automático”.

Já o servidor Érico da Costa, que também está fazendo o curso, viaja bastante para o interior em caminhonetes ou vans: “Com relação a direção defensiva, a gente fica atento o tempo inteiro, até porque na BR o maior problema são os caminhões que ultrapassam em ladeira ou em faixa contínua, não é nem questão de excesso de velocidade, é alguma coisa inesperada, a gente já sabe e vai antecipando”.

Ele destaca a importância do curso para determinadas manutenções que desoneram o Tribunal com relação a consumo e depreciação do veículo: “Os cursos trazem a memória de volta, a consciência à tona, de fazer todo um checklist necessário para uma boa condução e pensar no que vai encontrar pela frente, para até mesmo se precaver de multas e acidentes”. Por fim, elogia as condições atuais de transporte no judiciário: “Na estrutura estadual, temos o menor índice de acidentes e a melhor frota, com os carros todos novinhos, conservados e limpos”. Ele garante: “Nossos clientes são sempre bem atendidos nesse ponto”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados