A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) dá as boas-vindas aos 21 magistrados de 1º e 2º grau do Tribunal de Justiça de Rondônia que farão parte do corpo discente da primeira turma da especialização em Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção (Orcrim). A nova pós-graduação, com carga horária de 420 horas, tem por escopo estudar as modernas ferramentas técnico-jurídicas para combate e controle da corrupção e das organizações criminosas.

Os magistrados que participarão do curso foram indicados de acordo com sua atuação em varas ou câmaras que lidam com processos que envolvam os temas centrais da pós-graduação. Junto com os demais 24 alunos a serem selecionados pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de convênio com o Poder Judiciário, iniciarão o curso em agosto.

Os desembargadores Miguel Monico Neto, Daniel Ribeiro Lagos, Hiram Souza Marques e Gilberto Barbosa Batista dos Santos foram indicados pelos Presidentes das Câmaras Especiais e Criminais Reunidas. Já pela Corregedoria-Geral da Justiça, foram designados os juízes: Bruno Sérgio de Menezes Darwich; Francisco Borges Ferreira Neto; Edvino Preczvski; Ênio Salvador Vaz; Glodner Luiz Pauletto; Juliana Paula Silva da Costa Brandão; Alex Balmant; Cláudia Mara da Silva Faleiros Fernandes; Leonardo Meira Couto; Ivens dos Reis Fernandes; Roberta Cristina Garcia Macedo; Liliane Pegoraro Bilharva; Adriano Lima Toldo; Márcia Regina Gomes Serafim; Fabiano Pegoraro Franco; Oscar Francisco Alves Júnior; e Gleucival Zeed Estevão.

No cronograma das disciplinas, temas como “Crime Organizado e Corrupção no Brasil e no Mundo”, “Sociedade, Corrupção e Organização Criminosa”, “Encarceramento, Facções Prisionais e Violência: Os Desafios do Sistema de Justiça Criminal”, “Colaboração Premiada”, “Contabilidade Forense” e “Cibercrime” serão ministrados por especialistas nacionalmente reconhecidos, a exemplo do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto, do juiz Alexandre Morais da Rosa, do Tribunal de Santa Catarina, e da doutora em sociologia Camila Caldeira Nunes Dias (USP). De Tribunais de Contas estaduais, compõem o corpo docente Márcio Batista Marinot (ES), Francisco Júnior Ferreira da Silva e Omar Pires Dias (RO); e pelo Ministério Público, a especialização contará com o coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato, procurador da República Deltan Dallagnol, que fará a palestra de abertura.

O cronograma completo do curso, a matriz curricular, o corpo docente e outras informações podem ser visualizados na página da Orcrim no Portal da Emeron.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados