De 21 a 23 de maio, a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) promoveu a segunda turma do workshop Cuidando dos Funcionários do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, como parte do Projeto Escola de Líderes. Destinado a servidores que ocupam postos de gestão, sendo metade da turma formada por gestores de comarcas do interior, o curso também integra o Programa de Desenvolvimento de Liderança.

A ação, voltada para a saúde e qualidade de vida dos funcionários, está inserida na temática "Líder na Gestão de Pessoas" e é coordenada pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). O objetivo é desenvolver um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo em ideias e resultados, favorecendo a agilidade no atendimento das demandas específicas, o que reflete de forma positiva na prestação jurisdicional.

Com foco no desenvolvimento do lado emocional da liderança, os servidores participaram de várias atividades práticas e vivências terapêuticas no decorrer do workshop, ministrado pelo professor de Saúde Comunitária na Universidade Federal do Ceará e terapeuta familiar, Adalberto Barreto. Entre os assuntos, foram abordados a arte de cuidar, autoestima, linguagem corporal e campos energéticos.

Um dos participantes foi Marcello Monteiro, da Divisão de Segurança da Informação (Disein) da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC). Ele diz que o principal tema do curso foi a busca pelo autoconhecimento: “As dinâmicas que realizamos aqui vêm resgatar isso, o olhar para dentro, enxergar-se antes de apontar, ouvir mais antes de criticar ou julgar. Quando fazemos isso, podemos de fato contribuir com o outro, porque a gente passa a entender e a se entender mais”.

Já para a gestora de equipe na Central de Processos Eletrônicos (CPE), Vera Meli Pereira, a questão da experiência é importante para a sua atuação à frente de três servidores e sete estagiários: “Como a maioria é adolescente, o meu olhar como adulta foi aprimorado aqui, de conhecer a situação que já passei, pois traz à consciência que cada pessoa tem sua individualidade. São estagiários de nível superior e cursam Direito, mas não são iguais, vêm de famílias e educação diferentes, e o workshop traz essa conscientização do cuidado ao lidar com o outro”.

Sobre as práticas, ela diz que foram libertadoras: “Me considero uma pessoa mais tradicional e, apesar da dificuldade, pois o curso não é tanto de fala e sim mais de movimento, de aplicar o corpo para distrair e descansar a mente, senti como se cada dinâmica fosse feita especialmente para mim. As experiências caíram como uma luva, tudo que foi falado eu consegui aplicar ao momento que estou passando na minha vida, gostei que veio ao encontro das minhas necessidades pessoais. É muito bom porque influencia tudo, o lado pessoal e particular, e algumas coisas também vieram quebrando paradigmas meus”.

O ministrante do workshop destaca a relação entre poder e amor para o desempenho do gestor: “O psicanalista Jung disse que o contrário do amor não é a violência e sim o poder. Onde tem amor, existe acolhimento, respeito às diferenças, horizontalidade nas relações, o outro é valorizado e pode se opor, fazer opções. Os gestores lidam com essa questão do amor e do poder, então é necessário refletir sobre como buscar o equilíbrio entre poder e humanidade, ser capaz de reconhecer e ter momentos de resgate do afeto, para se relacionar bem com as pessoas”, finaliza.

O curso foi realizado na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados