Magistrados formadores e membros da equipe pedagógica da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) estiveram em Brasília, nos dias 05 e 06, para o módulo 3 do Nível 1 do curso Formação de Formadores, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ofertado aos formadores que concluíram os módulos 1 e 2 nas turmas das Regiões Norte, Sul e remanescentes.

Cinco magistrados formadores, quatro pedagogas e uma assistente técnica participaram da formação. Para a Diretora Pedagógica Ilma Brito, a capacitação de membros do corpo docente e técnico da Emeron representa a continuidade do processo de profissionalização da Escola, fomentando a prática docente à àqueles que não atuam diretamente na área. Já para a diretora da Divisão de Formação, Alessandra Rodrigues, o curso se mostrou um “lugar para se confirmar teorias pedagógicas e compartilhar técnicas e práticas educativas de ensino”.

A proposta da ação formativa é reorganizar a prática docente do magistrado formador e das equipes pedagógicas, considerando seus percursos de trabalho, suas experiências, a formação, e os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos. O curso foi iniciado na manhã da terça-feira com conteúdo voltado ao ensino de estratégias metodológicas (ativas) e avaliativas, e sobre as possibilidades de avaliação no desenvolvimento do processo formativo, ministrado pelos professores Léa Camargo Anastasiou e Erisevelton Silva Lima.

Já na tarde do mesmo dia e durante o dia de ontem (06), cada aluno participou de três oficinas, escolhidas entre os cinco temas disponibilizados: Oficina 1 – Promoção da participação do aluno no desenvolvimento da aula expositiva, Oficina 2 – Aspectos da comunicação que apoiam o desenvolvimento da atuação docente, Oficina 3 – O desenvolvimento de processos avaliativos ao longo do processo de ensino e de aprendizagem, Oficina 4 – Planejamento: a organização de estratégias de ensino para o desenvolvimento de competências e Oficina 5 – O uso das metodologias ativas como alternativa de articulação entre a teoria e a prática: explorando a problematização – estudo de caso, dramatização e simulação.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados