
Dez juízes e uma servidora do Tribunal de Justiça de Rondônia (Emeron) participaram, nos dias 25 e 26, do terceiro módulo no Nível 1 do curso Formação de Formadores, oferecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília. A ação formativa é destinada a magistrados e servidores (da Enfam e de escolas judiciais) que atuam na formação de magistrados e que tenham concluído os dois primeiros módulos.

De Porto Velho, participaram os juízes Arlen José de Souza, Áureo Queiroz, Dalmo Bezerra e Franklin Vieira dos Santos; do interior, os juízes Haruo Misuzaki e Oscar Alves Júnior, de Ji-Paraná, Emy Carla Roque e Anita Belém, de Cacoal, Wanderley Cardoso, de Espigão do Oeste, e Cláudia Maciel de Sousa, de Rolim de Moura. Além dos magistrados, a psicóloga Mariangela Aloise, também da Capital, integrou o corpo discente. Todos atuam como docentes na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e iniciaram a formação em Rondônia, quando a Enfam realizou na Emeron o primeiro módulo para toda a região Norte.
A ação formativa tem por objetivo analisar reflexivamente a prática docente, considerando o percurso do trabalho e a formação no âmbito da magistratura, para o fortalecimento da educação judicial. Nas palestras realizadas, foram abordados o trabalho do formador no processo de aprendizagem e a aprendizagem significativa como orientação pedagógica para a organização de ações educativas.

Quatro oficinas com temas relacionados à organização e ao desenvolvimento da aula também foram promovidas: Promoção da participação do aluno no desenvolvimento da aula expositiva; Aspectos da comunicação que apoiam o desenvolvimento da atuação docente; Planejamento: a organização de estratégias de ensino para o desenvolvimento de competências; e O uso das metodologias ativas como alternativa de articulação entre a teoria e a prática: explorando a problematização – estudo de caso, dramatização e simulação.
No início deste mês, outros cinco magistrados formadores, além de quatro pedagogas e uma assistente técnica finalizaram o nível 1 da formação, fazendo com que a Emeron tenha em seu quadro docente e técnico mais de 15 magistrados e sete servidoras com a certificação da Escola Nacional.
Veja mais fotos no Flick da Enfam.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (com informações da Enfam)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO